domingo, 23 de setembro de 2012

Esfera Armilar

A foto acima retrata a Esfera Armilar existente no Polo Astronômico Casimiro Montenegro de Foz do Iguaçu.
Tal equipamento desenvolvido na Antiguidade e baseado nos preceitos geocêntricos, serviu durante séculos para explicar, registrar e antever os fenômenos celestes à humanidade. 
Para o ensino esta ferramenta pode também ser muito utilizada. Principalmente quando consideramos que a visão geocêntrica não pode ser exilada da educação em astronomia. As observações primeiras dos alunos devem ser consideradas. No entanto, este objeto, tal qual a foto acima necessita de alto custo. Assim, as postagens as imagens a seguir demonstram um objeto que ajuda a explicar alguns conceitos retratados por esta Esfera, tais como: Esfera Celeste; Horizonte; Nascimento e ocaso do Sol; Movimento aparente do Sol e as estações do ano. 
Você vai precisar de: Arame, fita isolante, papelão, bola de isopor de 5cm e outra de 1cm, palito de dente e uma barra rosqueada (encontrada em casa de mat. de construção civil). De equipamentos: alicate, bacia, cola branca, cola de isopor e tesoura.

Bacia servindo de molde para círculos.
Fita isolante fixando e fexando o círculo;
 Círculos de arame posicionados na barra roscada, o eixo de rotação terrestre.
 Representação Terra posicionada no eixo de rotação. Círculos brancos: equador, trópicos e árticos.
 Esfera Armilar, a qual pode ser girada independentemente da barra roscada.
 Esfera Armilar
 Observador
 Horizonte e observador


As dicas de montagem serão postadas em outra oportunidade. Nesta última foto é demonstrado o objeto completo. Note que a representação de um horizonte foi desenvolvido e posto em uma latitude abaixo da do trópico de capricórnio, em torno de 25º. A partir dai é possível inferir sobre a movimentação do Sol durante o ano.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cade os satélites????

Olá pessoal, desta vez venho divulgar uma ferramenta eletrônica. Trata-se do sitio <http://www.heavens-above.com>, o qual possibilita que saibamos os satélites que vão passar no céu de sua região. Isto mesmo, com algumas orientações podemos nos programar para observar a Estação Espacial Internacional (ISS) ou o Telescópio Hubble, ou qualquer outro satélite dos milhares que orbitam nosso planeta. Deixando as atividades observacionais mais interessantes. Deste modo, é exposto na sequência um breve tutorial que visa auxilia-lo:

1) Acesse o sitio: http://www.heavens-above.com, observe que na página há uma representação do globo terrestre e a posição atualizada da ISS.
2) No sitio, primeira tarefa é configurar sua localização. Esta tarefa pode ser realizada de três maneiras, acessando: select from map; from database ou edit manually. 

  1. select from map: nesta página selecione no mapa a região de seu município;
  2. from database: este método é indicado para cidades maiores, pois o acervo da página não abrange todas as cidades.
  3. edit manually: quando você já conhece a latitude e a longitude de seu munípio esta opção também pode ser utilizada.
Realizada a configuração da localidade é hora de aproveitar os recursos. Assim, na página principal, há uma região intitulada Satellites, na qual surgem diversos links que podem ser aproveitados em diferentes situações.

Para cada satélite pesquisado é informado o ponto cardeal de surgimento e ocaso na esfera celeste, bem como, do horário de tais ações. 
deste modo, clicando em: ISS, você você visualiza se a ISS vai passar em seu céu nos próximos dez dias. Tais previsões são também realizadas clicanto em: Tiangong 1; Genesis - 1 e 2; Enviast e HST. 
Já clicando em 3.5, é emitido uma a previsão de todos os satélites com magnitude de até 3,5 que irão passar neste dia na abóboda celeste. 
Estes são algumas das vantagens observadas nesta ferramenta. mas preenchem uma pequena parcela das oportunidades do mesmo, desta forma fica aqui um incentivo à futuras explorações. E aproveitem esta ferramenta, divulguem aos alunos e colegas, para que desta forma as atividades de observação do céu noturno fiquem mais interessantes e com maior oportunidade de construção de conceitos. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Construção de Rosa dos Ventos.


O pátio de nossa escola (Missal - PR) possui algumas mesas para os alunos lancharem e se acomodarem nos horários de intervalo. Estas mesas estão posicionadas ao ar livre e estão sobre incidência do Sol. Então tivemos a ideia de representar uma rosa dos ventos em aulas de Astronomia. Como resultado obtivemos o seguinte trabalho.
 De materiais, foi utilizado: Aproximadamente 2 metros de barbante; Lápis; Tinta (três cores minimo); 1 Pincel e fita crepe.

 Na elaboração, utilizamos a metodologia sugeria por OBA (2012) (in: http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/pasta_downloads/2012/ATIVIDADES%20PRATICAS%20DE%202012.pdf:
- Coloque um lápis novo, comprido, apontado, de pé, sobre uma folha de papel presa numa superfície a mais plana possível (Neste caso a mesa foi a folha de papel e como se pode observar a própria mesa possuía uma estaca posicionada em sua região central).
- Marque a posição (PONTO A) da sombra desta estaca (gnômon) no período matutino (prox. 10:30 hrs);
- Utilizando a distância desta marcação com o gnômon, utilize o método do jardineiro (http://ilmc.no.sapo.pt/palacios/jardim.htm ) e usando o barbante faça um circulo.
- no período após o meio dia cuide o movimentar da sombra e quando esta "alcançar" novamente o circulo faça uma nova marcação (PONTO B).
- Agora, meça a distância entre os pontos A e B identificando a metade desta aferição, este será o PONTO C.
- Faça uma reta entre o PONTO C e a Base do Gnômon, esta é sua linha Norte e Sul. Com base nestes pontos cardeais trace os demais.
- Qualquer duvida não exite em postar seus comentários ou escrever para trogello@hotmail.com.

Tal construção ainda pode ser utilizada para o teste de inúmeros tipos de relógios solares, como na atividade demonstrada abaixo.





Grato pela atenção, Anderson.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Utilizando o Galileoscópio - visualização da Lua.


Olá a todos.

O Galileoscópio é um instrumento óptico (uma luneta, ou ainda telescópio refrator) que possibilita visualizações compensatórias dos astros celestes. Este aparelho foi adquirido e enviado às escolas pela Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia, no ano de 2009. Tal evento serviu também para lembrar e homenagear Galileu Galilei (dai o nome).
Este equipamento carece de um bom tripé ou pedestal. Neste sentido, propomos aqui uma montagem com equipamentos existentes nas escolas e colégios estaduais paranaense e provavelmente em muitas destes globo.
A proposta utiliza um suporte universal e uma garra. Como na figura abaixo: 
 O Suporte Universal (nas figuras é o que possui uma base retangular de cor azul com uma haste vertical prateada) é facilmente encontrado nas escolas públicas do Paraná, pois ainda no governo Requião, foram entregues um Kit para o Laboratório Escolar (o de ciências) no qual se encontra tal equipamento.
 Nesta montagem o aparato foi colocado (improvisado) sobre umas caixas e uma mesa de estudante. Neste dia estávamos (oitavo e nono ano de uma escola pública aqui de Missal - PR) a observar a Lua às 8 horas da manhã.



 Alunos utilizando o Galileoscópio para visualizar a Lua em uma manhã de outono.  Nesta atividade observamos o seguinte:

Lua fotografada com o auxílio do Galileoscópio.
Nesta atividade, os alunos tiveram a primeira oportunidade de visualizar tal fenômeno, bem como de entrar em contato com tal objeto óptico.
Tais atividades práticas favorecem a contextualização, bem como a assimilação dos fenômenos físicos pelos estudantes. Espero que tenham gostado e especialmente motivados a realizar esta proposta também em suas escolas, com suas turmas.
Mais informações trogello@hotmail.com