O pátio de nossa escola (Missal - PR) possui algumas mesas para os alunos lancharem e se acomodarem nos horários de intervalo. Estas mesas estão posicionadas ao ar livre e estão sobre incidência do Sol. Então tivemos a ideia de representar uma rosa dos ventos em aulas de Astronomia. Como resultado obtivemos o seguinte trabalho.
De materiais, foi utilizado: Aproximadamente 2 metros de barbante; Lápis; Tinta (três cores minimo); 1 Pincel e fita crepe.
- Coloque um lápis novo, comprido, apontado, de pé, sobre uma folha de papel presa numa superfície a mais plana possível (Neste caso a mesa foi a folha de papel e como se pode observar a própria mesa possuía uma estaca posicionada em sua região central).
- Marque a posição (PONTO A) da sombra desta estaca (gnômon) no período matutino (prox. 10:30 hrs);
- Utilizando a distância desta marcação com o gnômon, utilize o método do jardineiro (http://ilmc.no.sapo.pt/palacios/jardim.htm ) e usando o barbante faça um circulo.
- no período após o meio dia cuide o movimentar da sombra e quando esta "alcançar" novamente o circulo faça uma nova marcação (PONTO B).
- Agora, meça a distância entre os pontos A e B identificando a metade desta aferição, este será o PONTO C.
- Faça uma reta entre o PONTO C e a Base do Gnômon, esta é sua linha Norte e Sul. Com base nestes pontos cardeais trace os demais.
- Qualquer duvida não exite em postar seus comentários ou escrever para trogello@hotmail.com.
Tal construção ainda pode ser utilizada para o teste de inúmeros tipos de relógios solares, como na atividade demonstrada abaixo.
Grato pela atenção, Anderson.
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