quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Utilizando o Galileoscópio - visualização da Lua.


Olá a todos.

O Galileoscópio é um instrumento óptico (uma luneta, ou ainda telescópio refrator) que possibilita visualizações compensatórias dos astros celestes. Este aparelho foi adquirido e enviado às escolas pela Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia, no ano de 2009. Tal evento serviu também para lembrar e homenagear Galileu Galilei (dai o nome).
Este equipamento carece de um bom tripé ou pedestal. Neste sentido, propomos aqui uma montagem com equipamentos existentes nas escolas e colégios estaduais paranaense e provavelmente em muitas destes globo.
A proposta utiliza um suporte universal e uma garra. Como na figura abaixo: 
 O Suporte Universal (nas figuras é o que possui uma base retangular de cor azul com uma haste vertical prateada) é facilmente encontrado nas escolas públicas do Paraná, pois ainda no governo Requião, foram entregues um Kit para o Laboratório Escolar (o de ciências) no qual se encontra tal equipamento.
 Nesta montagem o aparato foi colocado (improvisado) sobre umas caixas e uma mesa de estudante. Neste dia estávamos (oitavo e nono ano de uma escola pública aqui de Missal - PR) a observar a Lua às 8 horas da manhã.



 Alunos utilizando o Galileoscópio para visualizar a Lua em uma manhã de outono.  Nesta atividade observamos o seguinte:

Lua fotografada com o auxílio do Galileoscópio.
Nesta atividade, os alunos tiveram a primeira oportunidade de visualizar tal fenômeno, bem como de entrar em contato com tal objeto óptico.
Tais atividades práticas favorecem a contextualização, bem como a assimilação dos fenômenos físicos pelos estudantes. Espero que tenham gostado e especialmente motivados a realizar esta proposta também em suas escolas, com suas turmas.
Mais informações trogello@hotmail.com

Um comentário: