quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cade os satélites????

Olá pessoal, desta vez venho divulgar uma ferramenta eletrônica. Trata-se do sitio <http://www.heavens-above.com>, o qual possibilita que saibamos os satélites que vão passar no céu de sua região. Isto mesmo, com algumas orientações podemos nos programar para observar a Estação Espacial Internacional (ISS) ou o Telescópio Hubble, ou qualquer outro satélite dos milhares que orbitam nosso planeta. Deixando as atividades observacionais mais interessantes. Deste modo, é exposto na sequência um breve tutorial que visa auxilia-lo:

1) Acesse o sitio: http://www.heavens-above.com, observe que na página há uma representação do globo terrestre e a posição atualizada da ISS.
2) No sitio, primeira tarefa é configurar sua localização. Esta tarefa pode ser realizada de três maneiras, acessando: select from map; from database ou edit manually. 

  1. select from map: nesta página selecione no mapa a região de seu município;
  2. from database: este método é indicado para cidades maiores, pois o acervo da página não abrange todas as cidades.
  3. edit manually: quando você já conhece a latitude e a longitude de seu munípio esta opção também pode ser utilizada.
Realizada a configuração da localidade é hora de aproveitar os recursos. Assim, na página principal, há uma região intitulada Satellites, na qual surgem diversos links que podem ser aproveitados em diferentes situações.

Para cada satélite pesquisado é informado o ponto cardeal de surgimento e ocaso na esfera celeste, bem como, do horário de tais ações. 
deste modo, clicando em: ISS, você você visualiza se a ISS vai passar em seu céu nos próximos dez dias. Tais previsões são também realizadas clicanto em: Tiangong 1; Genesis - 1 e 2; Enviast e HST. 
Já clicando em 3.5, é emitido uma a previsão de todos os satélites com magnitude de até 3,5 que irão passar neste dia na abóboda celeste. 
Estes são algumas das vantagens observadas nesta ferramenta. mas preenchem uma pequena parcela das oportunidades do mesmo, desta forma fica aqui um incentivo à futuras explorações. E aproveitem esta ferramenta, divulguem aos alunos e colegas, para que desta forma as atividades de observação do céu noturno fiquem mais interessantes e com maior oportunidade de construção de conceitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário