domingo, 23 de setembro de 2012

Esfera Armilar

A foto acima retrata a Esfera Armilar existente no Polo Astronômico Casimiro Montenegro de Foz do Iguaçu.
Tal equipamento desenvolvido na Antiguidade e baseado nos preceitos geocêntricos, serviu durante séculos para explicar, registrar e antever os fenômenos celestes à humanidade. 
Para o ensino esta ferramenta pode também ser muito utilizada. Principalmente quando consideramos que a visão geocêntrica não pode ser exilada da educação em astronomia. As observações primeiras dos alunos devem ser consideradas. No entanto, este objeto, tal qual a foto acima necessita de alto custo. Assim, as postagens as imagens a seguir demonstram um objeto que ajuda a explicar alguns conceitos retratados por esta Esfera, tais como: Esfera Celeste; Horizonte; Nascimento e ocaso do Sol; Movimento aparente do Sol e as estações do ano. 
Você vai precisar de: Arame, fita isolante, papelão, bola de isopor de 5cm e outra de 1cm, palito de dente e uma barra rosqueada (encontrada em casa de mat. de construção civil). De equipamentos: alicate, bacia, cola branca, cola de isopor e tesoura.

Bacia servindo de molde para círculos.
Fita isolante fixando e fexando o círculo;
 Círculos de arame posicionados na barra roscada, o eixo de rotação terrestre.
 Representação Terra posicionada no eixo de rotação. Círculos brancos: equador, trópicos e árticos.
 Esfera Armilar, a qual pode ser girada independentemente da barra roscada.
 Esfera Armilar
 Observador
 Horizonte e observador


As dicas de montagem serão postadas em outra oportunidade. Nesta última foto é demonstrado o objeto completo. Note que a representação de um horizonte foi desenvolvido e posto em uma latitude abaixo da do trópico de capricórnio, em torno de 25º. A partir dai é possível inferir sobre a movimentação do Sol durante o ano.


Um comentário:

  1. Olá, Amderson. Bom trabalho! Estou tentando construir uma também, pode me enviar o passo-a-passo? Obrigada.

    ResponderExcluir