quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Construção de Rosa dos Ventos.


O pátio de nossa escola (Missal - PR) possui algumas mesas para os alunos lancharem e se acomodarem nos horários de intervalo. Estas mesas estão posicionadas ao ar livre e estão sobre incidência do Sol. Então tivemos a ideia de representar uma rosa dos ventos em aulas de Astronomia. Como resultado obtivemos o seguinte trabalho.
 De materiais, foi utilizado: Aproximadamente 2 metros de barbante; Lápis; Tinta (três cores minimo); 1 Pincel e fita crepe.

 Na elaboração, utilizamos a metodologia sugeria por OBA (2012) (in: http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/pasta_downloads/2012/ATIVIDADES%20PRATICAS%20DE%202012.pdf:
- Coloque um lápis novo, comprido, apontado, de pé, sobre uma folha de papel presa numa superfície a mais plana possível (Neste caso a mesa foi a folha de papel e como se pode observar a própria mesa possuía uma estaca posicionada em sua região central).
- Marque a posição (PONTO A) da sombra desta estaca (gnômon) no período matutino (prox. 10:30 hrs);
- Utilizando a distância desta marcação com o gnômon, utilize o método do jardineiro (http://ilmc.no.sapo.pt/palacios/jardim.htm ) e usando o barbante faça um circulo.
- no período após o meio dia cuide o movimentar da sombra e quando esta "alcançar" novamente o circulo faça uma nova marcação (PONTO B).
- Agora, meça a distância entre os pontos A e B identificando a metade desta aferição, este será o PONTO C.
- Faça uma reta entre o PONTO C e a Base do Gnômon, esta é sua linha Norte e Sul. Com base nestes pontos cardeais trace os demais.
- Qualquer duvida não exite em postar seus comentários ou escrever para trogello@hotmail.com.

Tal construção ainda pode ser utilizada para o teste de inúmeros tipos de relógios solares, como na atividade demonstrada abaixo.





Grato pela atenção, Anderson.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Utilizando o Galileoscópio - visualização da Lua.


Olá a todos.

O Galileoscópio é um instrumento óptico (uma luneta, ou ainda telescópio refrator) que possibilita visualizações compensatórias dos astros celestes. Este aparelho foi adquirido e enviado às escolas pela Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia, no ano de 2009. Tal evento serviu também para lembrar e homenagear Galileu Galilei (dai o nome).
Este equipamento carece de um bom tripé ou pedestal. Neste sentido, propomos aqui uma montagem com equipamentos existentes nas escolas e colégios estaduais paranaense e provavelmente em muitas destes globo.
A proposta utiliza um suporte universal e uma garra. Como na figura abaixo: 
 O Suporte Universal (nas figuras é o que possui uma base retangular de cor azul com uma haste vertical prateada) é facilmente encontrado nas escolas públicas do Paraná, pois ainda no governo Requião, foram entregues um Kit para o Laboratório Escolar (o de ciências) no qual se encontra tal equipamento.
 Nesta montagem o aparato foi colocado (improvisado) sobre umas caixas e uma mesa de estudante. Neste dia estávamos (oitavo e nono ano de uma escola pública aqui de Missal - PR) a observar a Lua às 8 horas da manhã.



 Alunos utilizando o Galileoscópio para visualizar a Lua em uma manhã de outono.  Nesta atividade observamos o seguinte:

Lua fotografada com o auxílio do Galileoscópio.
Nesta atividade, os alunos tiveram a primeira oportunidade de visualizar tal fenômeno, bem como de entrar em contato com tal objeto óptico.
Tais atividades práticas favorecem a contextualização, bem como a assimilação dos fenômenos físicos pelos estudantes. Espero que tenham gostado e especialmente motivados a realizar esta proposta também em suas escolas, com suas turmas.
Mais informações trogello@hotmail.com