Esta atividade inclui
recursos de aquisição dificultada, pois utiliza uma luneta (telescópio
refrator) e um suporte universal. Com este recurso é possível projetar o
Sol em uma folha de papel possibilitando a demonstração de manchas solares
e seu formato esférico.
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O Sol desde os primórdios despertou o interesse dos povos. Fonte de energia e mantenedor da vida terrestre este astro despertou crenças e admiração. No entanto sua observação direta a olho nu é perigosa e NÃO ACONSELHADA.
Deste modo o presente trabalho, propõe a observação do Sol por meio da PROJEÇÃO SOLAR (refração). O qual consiste em projetar a imagem do Sol em uma folha de papel, sem agredir a visão humana.
Este método foi utilizado inicialmente a mais de quatro séculos. Galileu Galilei foi um dos primeiros cientistas a utilizar este recurso, ficando surpreso ao verificar que o Sol não era
aquela esfera homogênea e perfeita como se acreditava até então. Aquele astro possuía
manchas escuras que estavam a girar de acordo com a rotação do Sol.
Os materiais utilizados neste objeto não são
de fácil aquisição. Utiliza o equipamento Galileoscópio (objeto óptico)
disponibilizado para inúmeras escolas pela Comissão da Olimpíada Brasileira de
Astronomia e Astronáutica (OBA). Os demais materiais são: pedaço de papelão de
25cmx25cm; suporte universal; garra metálica e folha de papel em branco
(Fotografia 1).
1º Etapa: Faça um orifício na região central
do pedaço de papelão de diâmetro igual ao da parte frontal do Galilescópio.
2ª Etapa: Acople o pedaço de papelão no
Galileoscópio.
3ª Etapa: Posicione o Galileoscópio no suporte
universal, com auxílio da garra metálica (Fotografia 1).
Fotografia 1: Projetor Solar. A)
Galileoscópio; B) Placa de papelão; C) Suporte universal com garra metálica; D)
Folha de papel coletora de luz.
Fonte: Autoria própria.
4ª Etapa: Direcione o instrumento ao Sol,
baseado em sua sombra e NUNCA OBSERVANDO DIRETAMENTE.
Com uma folha de papel em branco colete a luz
da refração do Sol, podendo desta forma demonstrar manchas solares e eclipses
(Fotografia 1).
As imagens reproduzidas por este objeto são de
ótima qualidade, possibilitando sim investigações esclarecidas. Deste modo, o
professor pode estar contextualizando a refração solar em diferentes dias,
observando a movimentação de manchas (Fotografia 2).
É valido novamente ressaltar a periculosidade
de estar observando o Sol diretamente com este equipamento. Deste modo outros
modelos também são incentivados nos trabalhos de Catelli et. al. (2009); Livi (2009): Reis, Garcia e Baldessar (2012),
dentre outros.
Fotografia 2: Imagens do Projetor do Sol e de
projeções realizadas; percebe-se o formato do Sol e a presença de manchas
solares.
Fonte: Autoria própria.
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