quinta-feira, 18 de julho de 2013

Planetário Anelar

 PLANETÁRIO ANELAR
Este objeto de aprendizagem é desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil montagem. Permite, entre outros recursos, simular os movimentos de rotação e translação terrestre, além de propiciar a contextualização entre a visão heliocêntrica e geocêntrica.

 Materiais e equipamentos
Tabela 1: Relação dos materiais e equipamentos
Materiais
Onde conseguir?
Caixa de Papelão
Reciclável / papelaria
8 Palitos de dente
Papelaria / Mercado
1 garrafa 2L Pet vazia e limpa
Reciclável
4 bolas de isopor de 25 mm de diâmetro
Papelaria
1 bola de isopor de 5cm de diâmetro
Papelaria
2 Clips metálicos
Papelaria
Tinta amarela (guache, de tecido)
Papelaria
Fita Larga
Mercado / Papelaria
Pistola e Bastão de cola quente

1 Palito de churrasco
Mercado / Papelaria
Cola branca
Mercado / Papelaria













Fonte: Autoria própia.

Construção
1ª Etapa: Da caixa de papelão recorte uma das abas que possua pelo menos 40 cm de comprimento e 14 cm de altura. Recorte também um quadrado de 15cmx15cm.
2ª Etapa: Recorte as figuras expostas no Apêndice A e cole-as, unindo-as sobre a aba, formando assim a Coluna do Planetário anelar (Fotografia 1A). O papelão é formado por três folhas de papel, a do meio ondulada cria orifícios. Ao colar a coluna, cuide para que eles fiquem paralelos as linhas de “solstícios” e “equinócios” (Fotografia 1B).

Fotografia 1: Montagem da Coluna do Planetário anelar. A: Coluna colada e com os excessos de papelão aparados. B: Detalhe dos furos do papelão paralelos à linha do solstício e perpendicular à base da coluna.
Fonte: Autoria própria.

Recorte também o exposto no Apêndice B e cole-o sobre o quadrado de papelão, formando assim a “Base” do Planetário (Fotografia 2).

Fotografia 2: Detalhe da Base do Planetário anelar.
Fonte: Autoria própria.


3ª Etapa: Una as duas pontas formando uma espécie de tubo, com uma parte reta e outra ondulada (Fotografia 3).
                                         
Fotografia 3: Extremidades da Coluna do Planetário anelar unidas formando um tubo.
Fonte: Autoria própria.


É valido ressaltar que a ondulação do tubo simula a inclinação da órbita terrestre em relação ao Sol, de 23º 26’.
4ª Etapa: Pinte a esfera de 5 cm de amarelo e a espete no palito de churrasco, esta representará o Sol. Quando secar a tinta, fixe a estrutura perpendicular à Base e no ponto preto da figura do Apêndice B (Fotografia 4).

Fotografia 4: Esfera representando o Sol, colada ao centro da elipse. Detalhe para o clip aberto em formato de “L” utilizado na fixação do palito de churrasco à Base.
Fonte: Autoria própria.

5ª Etapa: Cole o tubo, com a parte reta sobre a elipse da base (Fotografia 5).

Fotografia 5: Tubo colado à Base do Planetário anelar e sobre o traçado da elipse.
Fonte: Autoria própria.

6ª Etapa: Espete cada palito de dente em uma esfera de 25 mm, simbolizando o eixo de rotação e a Terra. Em cada esfera faça círculos paralelos representando o equador (ao centro da esfera), o trópico de câncer e trópico de capricórnio (Fotografia 6).

Fotografia 6: Esferas de isopor com o palito de dente simbolizando o eixo de rotação e as linhas imaginárias (vermelha: equador; azul: trópicos).
Fonte: Autoria própria.

7ª Etapa: Posicione cada globo nos furos do papelão voltados para cima, encerrando assim a construção deste objeto (Fotografia 7).

Fotografia 7: Planetário anelar.
Fonte: Autoria própria.

Possibilidade e Contextualizações
Este objeto tem finalidade semelhante ao da Maquete Terra-Sol, com ele é possível:
·         Demonstrar o processo de rotação girando os globos terrestres e investigando o sentido de rotação;
·         Fincar alfinetes sobre os globos e representar a posição do Sol para aquele objeto em diferentes épocas do ano.
·         Simular a incidência dos raios solares em diferentes porções da Terra em relação à época anual, abordando assim as causas das estações do ano (Fotografia 8).

Fotografia 8: incidência do Sol para um mesmo local e mesmo horário (meio dia), mas diferentes épocas.
Fonte: Autoria própria.

Girando o planetário em diferentes direções e posicionando o globo terrestre em diferentes datas é possível demonstrar como é a incidência solar. Na Figura 8, esta ação é demonstrada. Nela um alfinete é colocado em latitude semelhante à da capital paranaense, ao mês de dezembro (dia 22) o Sol em um dia de solstício atinge diretamente o trópico de capricórnio, para o hemisfério onde esta cidade ocorre então o verão, ao passo que no hemisfério norte tem-se o inverno. Já em Junho os raios solares incidem o trópico de capricórnio: verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério Sul. Com tais demonstrações é interessante abordar os acontecimentos cotidianos, chamar a atenção para a alternância do Sol na abóboda celeste.



APÊNDICE A – ESTRUTURAS DO PLANETÁRIO ANELAR.

ESTRUTURA A - Copie e cole no Word aumentando o tamanho para 20cmX13cm.


ESTRUTURA B - Copie e cole no Word aumentando o tamanho para 20cmX13cm.
 

Instruções:
- Recorte as estruturas A e B e as cole sobre um pedaço de papelão (transversalmente aos furos do papelão) juntando-as e dando sequência aos meses expressos em ambas as estruturas.


APÊNDICE B – base de colagem do planetário anelar